Publicado em 13 de março de 2018 por Paço da Imagem

Na categoria: Atividades / Clube do Paço

Exposição “Os Dorminhocos” de Pierre Verger

Em cartaz na Caixa Cultural Rio de Janeiro até o próximo dia 18, a exposição “Dorminhocos” é um convite à percepção de mundo do fotógrafo. Antropólogo, etnólogo, pesquisador, fotógrafo por natureza e brasileiro de coação, Pierre Edouard Léopold Verger viveu grande parte de sua vida (1902-1996) em Salvador – Bahia. Apaixonado por culturas populares, viajou o mundo rodando pelos cinco continentes coletando imagens do cotidiano dos mais variados povos.  Com diversos livros publicados, o fotógrafo também era escritor o que lhe permitiu produzir um rico material sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé tornando-os  seu principal foco de interesse.

 

 

Parte do acervo da Fundação Pierre Verger, em Salvador, a mostra é composta por 145 fotografias que compartilham o ponto de vista característico do fotógrafo. As imagens revelam sonecas em países como Argentina, Peru, Congo, China, Polinésia Francesa, Guatemala, México e Brasil – Bahia, Pernambuco e Maranhão.

A oportunidade em aproximar-se da obra de um grande fotógrafo é ímpar e nos permite tatear um passado de ritmo diferente, porém, com problemáticas semelhantes no que tange o forçado trabalho humano e sua  consequência – a exaustão física. Outro ponto é o convite à percepção de desaceleração ao trabalho – uma necessidade contemporânea pouco atendido pelo trabalhador moderno.

A Sua Escola de Fotografia no Rio – Paço da Imagem, vai estar na galeria fazendo uma pequena apresentação e análise das fotografias. Os interessados deverão preencher o formulário abaixo para que tenham acesso ao encontro que acontecerá na sede da Escola.

Onde: Avenida Franklin Roosevelt, 84/801 – Centro RJ /  Quando: Próximo dia 17 às 14:30 horas – GRATUITO / Outras informações – tels.: 3681 0944 / 983 270 550

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Faça sua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *