Publicado em 06 de março de 2020 por Paço da Imagem

Na categoria: palestras

palestra gratuita – cianotipia arte e processo – em breve!

Proposta

Até que a fotografia fosse de fato dada como “descoberta”, muitos foram os processos seguidos por diversos pesquisadores. Hoje, parte destes processos “interrompidos” foram retomados na categoria de alternativos revelando uma outra face da desta arte. A palestra tem por objetivo aproximar o artista e admirador da cianotipia de sua crônica.

Abordagem

Sem abrir mão de como a história da fotografia se desenrolou até o ano de 1842, também será comentado a importância de Herschel para a fotografia e a descoberta da cianotipia. O status da cianotipia como expressão artística contemporânea, não obstante suas possibilidades autorais. Na ocasião serão feitas algumas impressões do processo, de forma a exibir aos presentes, a facilidade com que as imagens podem ser obtidas.

Público alvo

Fotógrafos, estudantes, designers, arquitetos e curiosos do universo da arte interessados pela história da fotografia e seus processos.

Como participar

O acesso à palestra é GRATUITA bastando os interessados fazerem suas inscrições no formulário abaixo. Lembramos que a palestra está agendada para o dia (em breve) de 2020 a partir da s 18:30 horas.

Sobre o palestrante

Fotógrafo carioca, Fábio Giorgi dedica-se à pesquisa, à prática e à divulgação dos processos fotográficos históricos do século XIX e a outros de ordem experimental. Desenvolvendo seu trabalho no que convencionou chamar de Fotografia Alternativa, realizou exposições em MG, RJ e RS. É responsável pelo blog Alternativa Fotográfica. Publicou o “Manual de Cianotipia e Papel Salgado”: alternativa fotográfica (Ibis Libris – 2017), traduziu “O lápis da natureza” (The pencil of Nature) de W.H. Fox Talbot (Ibis Libris – 2018) além de publicar “Formulário P&B” (Ibis Libris – 2019).

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Faça sua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *