Publicado em 14 de novembro de 2019 por Paço da Imagem

Na categoria: projetos

falando de fotografia – 22/11/2019

o que é o projeto “Falando de Fotografia”

Trata-se de um encontro informal onde são compartilhadas experiências de profissionais do universo da arte. As abordagens revelam caminhos, experiências e fatos dispares que, dentro das peculiaridades da trilha que cada um resolve seguir, convergem à produção de grandes trabalhos, narrativas e ou imagens. Uma oportunidade singular que nos permite, em um espaço democrático e pródigo de ideias, aprender e compartilhar empolgantes histórias de vida.

nesta edição

No próximo dia 22/11 a partir das 18:30 horas, você tem um compromisso conosco! É nosso convidado para mais uma edição do projeto. Nossos convidados são Lorena Sender e Dione Viegas que falarão sobre DIREÇÃO DE ARTE – A imagem como construção estética.

Mais do que compartilhar o quão amplo é a atuação de um diretor de arte, a proposta é revelar a importância de se projetar, ao longo do processo criativo, a concepção artística e conceitual de um projeto relacionado às artes visuais. Serão abordados tópicos como:

  1. A direção de arte e sua importância no contexto da imagem;
  2. O papel do diretor de arte na cadeia criativa de um produto visual;
  3. A conceituação dos espaços e o olhar crítico sobre a imagem;
  4. A busca pela imagem artística através dos elementos de cena;
  5. Da ideia ao “dressing” – caminhos e escolhas do ponto de vista do criador.

sobre os palestrantes

Lorena Sender é formada pela Escola de Belas Artes – UFRJ. Mestre em Ciência da Arte pele Universidade Federal Fluminense, Lorena é Artista multidisciplinar, atua como diretora de arte, figurinista e cenógrafa em teatro, cinema e vídeo. No âmbito acadêmico, investiga temos sobre neuroestética em seu doutorado em Barcelona. Ministra cursos e workshops sobre processos criativos em universidades e centros de cultura. É diretora de criação da marca slow LOR de Barcino e considera importante a fusão moda e maio-ambiente.
Integrou equipes de criação em produções de arte na TV Globo em “Os Maias”, “Brava Gente Brasileira” e “Laços de Família”.
Em Barcelona, trabalhou com as cias de teatro “La Textual” e “Acting Jack Flah” (“Nexus 6”) além de assinar a direção de arte de clipes e o figurino de curtas metragens como os “Feijão no Foto” e “Walkers”.

Dione Viegas estudou cenografia no curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes – UFRJ. Assinou e realizou trabalhos nas áreas de eventos, teatro, dança, cinema, televisão, filme publicitário e carnaval. Integram seu currículo projetos como “Prémio Shell de Música”, “Árvore de Natal da Lagoa” no RJ, “Projeto Aquárius”, “Free Jazz”, “Tim Festival”, Shows do Milton Nascimento e Gilberto Gil no Canecão e parcerias com Gringo Cardia, Belli Araújo, Gualter Pupo, Analú Prestes, Fábio Namatame, Vera Hamburguer, Clóvis Bueno e Abel Gomes. O reconhecimento de sua qualidade artística, criativa e crítica a conduziu a assumir o cargo de Direção Artística do Teatro Municipal de Niterói.

como participar

O projeto é aberto à participação (gratuito) bastando realizar a sua inscrição no formulário abaixo. A palestra acontecerá no próximo dia 22/11 (sexta-feira) a partir das 18:30 horas nas dependências do Paço da Imagem.

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Faça sua inscrição

  • O projeto “Falando de Fotografia” é algo excepcional. Palestras gratuitas que acrescentam com um olhar artistico conteudo técnico de uma linguagem marcante e genial.

  • Palestra com tema de extrema relevância para a produção fotográfica contemporânea, e outras artes visuais, que mostra como o Paço está com uma atenta curadoria de atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *