Publicado em 19 de agosto de 2019 por Paço da Imagem

Na categoria: projetos

falando de fotografia – 30/08/2019

Processos Fotográficos Alternativos

O século XIX é conhecido como o século das invenções, mas não apenas com o propósito científico. Muitas descobertas foram motivadas pela possibilidade de se ganhar dinheiro através delas, com recebimentos de royalties e direitos autorais. E com a fotografia não foi diferente.

Desde que se teve notícia da primeira fotografia bem sucedida, feita por Niépce (a Heliografia), começou uma corrida de tantos outros pesquisadores, físicos, químicos e intelectuais, por formas mais efetivas e simples de se obter uma imagem que fosse fiel à realidade, sem o uso da “mão” do homem. E de uma certa forma podemos dizer que essa corrida “terminou” quando em 1888, George Eastman criou a Kodak, com o famoso slogan “Você aperta o botão e nós fazemos o resto”, inaugurando assim a fotografia automática, amadora, acessível a todos.

A linha do tempo dos Processos Fotográficos Alternativos se desdobra por mais de meio século de invenções, período que corresponde justamente a essa “corrida” pela definição comercial e usual da fotografia, um período de extrema efervescência criativa que nos deixou como legado a Cianotipia, o Papel Salgado, o Papel Albuminado, os Colódios, dentre tantos outros Processos que hoje são realizados e praticados fundamentalmente com propósitos artísticos.

 

Convidado – Lab Clube

Fundado em 2012 por Fernanda Antoun e Alex Topini,  o Lab Clube é um Núcleo Artístico autônomo especializado no ensino, pesquisa, prática e difusão dos Processos Fotográficos Alternativos no Brasil. Desde então ministra regularmente oficinas, cursos e workshops de Cianotipia, Van Dyke, Papel Salgado e Goma Bicromatada, realizando também mostras e exposições, palestras e publicações em universidades, escolas e centros culturais em diversos Estados de todas as Regiões do País.

Contemplado duas vezes através de edital pelo Ministério da Cultura/Funarte, o Lab Clube realizou em âmbito nacional o projeto de intercâmbio Fotografia Experimental e Fotoclubismo (2013) e o programa de residência artística Processos Fotográficos: Ensaios para uma Poética Experimental (2015).

Quando

O encontro acontece no dia 30/08/2019 a partir das 18:30 horas com entrada gratuita. Um encontro especial que busca valorizar todo o processo evolutivo e criativo da fotografia neste mês de sua internacional comemoração – venham ao Paço da Imagem (avenida Franklin Roosevelt, 84/801 – Centro RJ no Castelo) e compartilhe desse aprendizado histórico e contemporâneo. Não deixe de fazer a sua inscrição no formulário abaixo!

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Faça sua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *