Pular para o conteúdo

Cultural

No contexto do RJ, o Paço da Imagem foi pioneiro na produção de manifestações artísticas e intelectuais a cerca da linguagem.

Galeria

Clube do Paço

Somos uma associação de pessoas engajadas em impulsionar o ato fotográfico, promover o conhecimento, motivar a discussão e o compartilhamento sobre a  fotográfica.

Um dos objetivos do Clube é manter seus associados conectados ao universo da imagem a partir de passeios e viagens fotográficas, projeções e debates, exposições e leilões, leituras e estudos, discussões diversas e muitos mais. Amplie seu olhar e o compartilhe conosco – PARTICIPE!

Projeto Entrevista

Um encontro para você ver, ouvir e falar de FOTOGRAFIA.

Sob a direção de edsongamma, a proposta do projeto vai muito além de simplesmente exibir boas fotografias. O principal foco do projeto é promover diferentes encontros nos quais se possa refletir sobre o papel da fotografia, sua produção e utilidade junto a diversos setores da sociedade. Na intenção de tornar os debates mais producentes, o projeto conta com a presença de relevantes fotógrafos e um expressivo grupo de convidados como sociólogos, historiadores, escritores, cineastas e outros artistas que convergem, temporariamente, suas linguagens à fotografia depondo o quanto a imagem está indissoluvelmente ligada à vida cotidiana.

Histórico

Ao longo dos anos de 2006 e 2007 foram realizadas diversas abordagem sobre o uso da fotografia no âmbito social. Vale ressaltar que a essência dos encontros tratava a fotografia como meio e não como fim. Um dos temas abordados , "Brasil - país do futebol" tratou da mística de que somos o país da bola, embora a perda do hexa tenha promovido uma frustração nacional. Passaram pelo projeto, nomes como Maurício Murad - sociólogo, Américo Vermelho - fotógrafo, Alcyr Cavalcanti - fotógrafo, Fuji Film do Brasil, Lynchesvaiter Consultoria Digital, ARFOC-RJ e muitos outros.

Projeto Luzes da Cidade

Em um único projeto, diversas atividades entorno da FOTOGRAFIA.

Projetado e dirigido por edsongamma, o caráter além fronteiras do projeto consiste em desenvolver um ciclo de atividades, em torno da fotografia, com instituições e profissionais para que se possa promover um intercâmbio de idéias, a troca de valores e experiências de forma a prover o crescimento dos envolvidos, o amadurecimento da linguagem, a valorização da fotografia e a democratização do saber e da prática fotográfica.

Histórico

O projeto soma vários bem sucedidos encontros dos quais podemos destacar como sua notória edição "Paris-2003". Foram selecionados quatro candidatos dentre mais de mil inscritos de diversos estados do Brasil, cujo processo seletivo fora análise de portfólio, questionário sobre o mecenato imperial à fotografia brasileira e uma entrevista com os finalistas.

Projeto Sexta Livre

Pioneiro em promover encontros sobre fotografia na cidade do Rio de Janeiro, o projeto Sexta Livre foi idealizado e dirigido por edsongamma por um período de mais de três anos onde se promovia, pela primeira vez, um contato direto com grandes nomes da FOTOGRAFIA carioca.
A proposta do projeto é compartilhar a obra e a experiências de fotógrafos brasileiros dos mais diversos segmentos na intenção de valorizar seus projetos e propor uma radiografia da produção da linguagem. Nos encontros são debatidos aspectos diversos sobre o olhar, o fazer e a forma como a fotografia revela seus objetivos, significantes e significado.

Histórico

Concebido em 1993, o projeto Sexta Livre se revela pioneiro, no âmbito da fotografia carioca em promover um debate aberto sobre os mais diversos aspectos da produção de grandes nomes. De acesso gratuito e programado para acontecer sempre na primeira sexta-feira do mês, os encontros contam com bem sucedidas edições para as quais já foram convidados renomados profissionais como Al Hamdan, Walter Carvalho, Marcelo Carnaval, Walter Firmo, João Roberto Ripper, Januário Garcia, Marcelo Tabach, Ayrton Camargo, Peter Feirbert, Lena Trindade dentre várias outras personalidades.

Projetos

Aqui você vai encontrar uma série de iniciativas nas quais estivemos inseridos que, em síntese, buscam dialogar com o público mesclando ou não diversas e distintas linguagens com a fotografia. O que todos os projetos têm em comum, é a presença autoral, uma grande sinergia social e o compartilhamento pródigo de idéias, meios e produtos expressivos – é a arte.