Publicado em 29 de janeiro de 2019 por Paço da Imagem

Na categoria: Atividades / Clube do Paço,Utilidades

palestra gratuita – imagem e percepção visual – 02/02/19

Proposta

A crença que nos faz acreditar que “vemos o mundo” pressupõe que existem espectadores de um lado e o mundo do outro. Porém, aberto a recortes, frestas e possibilidades, o olhar “cria” o mundo. Um mundo exterior visível e relativamente divorciado do sujeito que o vê. Assim, o revés do olhar o mundo estrutura o processo da construção da imagem. E, é em sua análise de formação que a palestra apresentará o caráter organizado do mundo visual e a possibilidade de se conhecer seus mecanismos internos a fim de poder manipulá-los.

 

Público alvo

Profissionais e curiosos do universo da arte – fotógrafos, designers, arquitetos, decoradores cenógrafos e artistas plásticos dentre outros que revelem interesse.

 

Conteúdo a ser abordado

Alguns dos aspectos que serão abordados sobre a palestra são: a função do olhar, a natureza programada da visão, a relação aprendizagem e percepção visual, a dimensão estética da visão, a ordenação da linguagem visual na arte e na comunicação visual, a abordagem da psicologia da percepção e atuais considerações sobre a leitura da imagem.

 

Quando e como participar

Embora a palestra apresente aspectos dirigidos especificamente para algumas áreas do processo criativo, seu acesso é GRATUITO a qualquer pessoa que revele interesse.  Para participar você deverá realizar a sua inscrição no formulário e marcar presença às 15:30 horas do dia 02/02/2019 – sábado. Inscreva-se!

 

Sobre o palestrante

Perceptólogo, Oseas Brito dedicou parte significativa dos últimos 20 anos à compreensão da dinâmica visual e seus entrelaçamentos com o campo da arte. É professor universitário onde ministra aulas relacionadas às usas pesquisas de forma a corroborar com outras áreas do conhecimento. Oseas também é fotógrafo autoral e integrante do corpo docente do Paço da Imagem.

 

 

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Faça sua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *