Publicado em 30 de maio de 2019 por Paço da Imagem

Na categoria: Projetos

cursos de fotografia gratuitos – projeto BOLSAS – 2ª edição 2019

O Paço da Imagem

Sediado no centro do Rio de Janeiro, pioneiro desde 1992 em projetos culturais no âmbito da fotografia com os projetos Sexta Livre, Luzes da Cidade, Entre Vistas e Falando de Fotografia, nossa multiplicidade de ações nos torna um núcleo de reflexões, debates, valorização, produção e compartilhamento da linguagem dado à forma que promovemos nossas atividades acerca da fotografia como um bem cultural.

Nossa missão é unir o mundo exterior ao sujeito que o vê praticando a transmissão de conhecimento e a criação artística intelectual a partir da comunicação e cooperação entre os indivíduos em um ambiente acessível e democrático no que tange o compartilhamento de idéias.

O projeto Bolsas Integrais

Em mais um pioneiro ato na direção da democratização da educação visual, da quebra de barreiras socioculturais e da inclusão, O Paço da Imagem apresenta seu projeto BOLSAS AO ESTUDO DE FOTOGRAFIA. A iniciativa é parte de nossas metas que têm por finalidade, dentre outras, alinhar conceitos de trabalhos às nossas práticas educacionais e responsabilidade social.

Objetivo

Seu propósito é propagar a cultura da fotografia como uma ferramenta de expressão e renda promovendo o conhecimento de sua linguagem e de sua operacionalização técnica de modo a representar perspectivas de enriquecimento sociocultural. Sua estrutura foi elaborada para perpassar trabalhos previamente elaborados como pesquisas, desenvolvimento crítico, participação em workshops, estágios e trabalhos de campo que buscam promover o conhecimento, o alcance de uma formação técnica contextualizada e a consequente inclusão no mercado.

Público alvo

O projeto é aberto à participação de qualquer interessado que tenha por meta à dedicação ao universo da fotografia como atividade profissional que, circunstancialmente, não disponha de recursos para fazê-lo e que vejam no projeto uma possibilidade de inserção à atuação no mercado de trabalho.

Sobre as bolsas

O benefício da bolsa é de caráter integral (sem qualquer custo de investimento) e refere-se ao curso “FOTOGRAFIA BÁSICA DIGITAL“. Contudo, a bolsa poderá ser estendida a todos os níveis de cursos oferecidos pelo Paço da Imagem que, em conjunto, promoverão a formação necessária aos bolsistas aproximando-os do mercado de fotografia com maiores possibilidades de integrá-lo. Não obstante, a continuidade da bolsa no que se refere ao acesso aos outros cursos, está condicionada ao nível de aproveitamento e evolução geral apresentada pelos contemplados ao longo de cada atividade participada. Além do benefício da continuidade da bolsa, os bolsistas poderão ser contemplados com equipamentos fotográficos para que possam dar início à suas carreiras – câmera, objetiva e flash.

Sobre a seleção

Os processos seletivos estão programados para acontecer semestralmente quando serão pré-selecionados até quinze (15) candidatos. Destes, um (1) ou mais candidatos poderão ser contemplados com a bolsa integral. Os selecionados serão classificados por ordem de prioridade nos termos dos itens que o Paço da Imagem julgar importante considerar.

Como participar

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição no “post” do edital do projeto, aguardar comunicação de confirmação de inscrição, comparecer ao processo e acessar o resultado que será publicado no mesmo “post”.

Histórico

Em sua primeira edição ocorrida em janeiro de 2019, o projeto selecionou quatro (4) bolsistas:

  1. Sarah Lyra Rocha – está em seu segundo curso;
  2. Anna Caroline Pott – encontra-se em seu primeiro nível de curso;
  3. Mariana Bento Godinho – frequentando seu primeiro curso;
  4. Ariadne Lima Borba – não concluiu o curso.
CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
  • Iniciar os estudos de fotografia como bolsista do Paço da Imagem foi um grande marco na minha vida, em nível pessoal e, principalmente, profissional. Logo no meu primeiro curso (Fotografia Básica Digital), fui capacitada tecnicamente pelo professor Edson Gama para dominar toda a parte de operacionalização das câmeras DSLR, o que levou a uma inquietação seguida de busca por um refinamento estético nas imagens produzidas por mim até então. Finalizada a primeira etapa, fui positivamente surpreendida com a notícia de que poderia dar continuidade aos meus estudos no Paço. Atualmente, estou na metade do curso de Qualificação Técnica, uma imersão aprofundada e extremamente necessária no caminho para a profissionalização, e também um diferencial do Paço, já que a maioria das escolas não se propõe a ensinar a técnica em nível tão avançado e apurado. Sou extremamente grata à equipe e a todos os meus queridos colegas de sala, que estão junto comigo nessa caminhada e acrescentam cada vez mais à minha formação.

  • Grande iniciativa, grande projeto! Normalmente, as escolas de fotografia facilitam as formas de pagamento ou, no máximo, concedem uma pequena porcentagem de desconto. O Paço da Imagem foi além. Não só por todos os projetos fotográficos que vem desenvolvendo, mas também por se preocupar em desenvolvê-los de forma socialmente consciente – caraterística de grande importância no mundo atual. Para mim é uma honra poder fazer parte da primeira leva desse projeto incrível. Espero continuar tendo a chance de expandir meus horizontes fotográficos ao lado da melhor escola de fotografia do Rio de Janeiro!

  • Acertei em cheio na escolha!
    Apesar de ter sido uma das escolhidas para contemplar o curso de forma gratuita, eu pesquisei muuuito antes de enviar um e-mail perguntando sobre a possibilidade de desconto/bolsa pois já sabia que era aqui que queria estudar. E está sendo incrível… O Edson é um ótimo professor e ser humano. Saio das aulas cheia de gratidão por estar tendo a oportunidade de acessar esse universo junto de pessoas que amam o que fazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *