Publicado em 29 de outubro de 2019 por Paço da Imagem

Na categoria: projetos

projeto BOLSAS de estudo

O Paço da Imagem

Sediado no centro do Rio de Janeiro, pioneiro desde 1992 em projetos culturais no âmbito da fotografia com os projetos Sexta Livre, Luzes da Cidade, Entre Vistas e Falando de Fotografia, nossa multiplicidade de ações nos torna um núcleo de reflexões, debates, valorização, produção e compartilhamento da linguagem dado à forma que promovemos nossas atividades acerca da fotografia como um bem cultural.

Nossa missão é unir o mundo exterior ao sujeito que o vê praticando a transmissão de conhecimento e a criação artística intelectual a partir da comunicação e cooperação entre os indivíduos em um ambiente acessível e democrático no que tange o compartilhamento de idéias.

O projeto Bolsas Integrais

Em mais um pioneiro ato na direção da democratização da educação visual, da quebra de barreiras socioculturais e da inclusão, O Paço da Imagem apresenta seu projeto BOLSAS AO ESTUDO DE FOTOGRAFIA. A iniciativa é parte de nossas metas que têm por finalidade, dentre outras, alinhar conceitos de trabalhos às nossas práticas educacionais e responsabilidade social.

Objetivo

Seu propósito é propagar a cultura da fotografia como uma ferramenta de expressão e renda promovendo o conhecimento de sua linguagem e de sua operacionalização técnica de modo a representar perspectivas de enriquecimento sociocultural. Sua estrutura foi elaborada para perpassar trabalhos previamente elaborados como pesquisas, desenvolvimento crítico, participação em workshops, estágios e trabalhos de campo que buscam promover o conhecimento, o alcance de uma formação técnica contextualizada e a consequente inclusão no mercado.

Público alvo

O projeto é aberto à participação de qualquer interessado que tenha por meta à dedicação ao universo da fotografia como atividade profissional que, circunstancialmente, não disponha de recursos para fazê-lo e que vejam no projeto uma possibilidade de inserção à atuação no mercado de trabalho.

Sobre as bolsas

O benefício da bolsa é de caráter integral (sem qualquer custo de investimento) e refere-se ao curso “FOTOGRAFIA BÁSICA DIGITAL“. Contudo, a bolsa poderá ser estendida a todos os níveis de cursos oferecidos pelo Paço da Imagem que, em conjunto, promoverão a formação necessária aos bolsistas aproximando-os do mercado de fotografia com maiores possibilidades de integrá-lo. Não obstante, a continuidade da bolsa no que se refere ao acesso aos outros cursos, está condicionada ao nível de aproveitamento e evolução geral apresentada pelos contemplados ao longo de cada atividade participada. Além do benefício da continuidade da bolsa, os bolsistas poderão ser contemplados com equipamentos fotográficos para que possam dar início à suas carreiras – câmera, objetiva e flash.

Sobre a seleção

Os processos seletivos estão programados para acontecer semestralmente quando serão pré-selecionados até quinze (15) candidatos. Destes, um (1) ou mais candidatos poderão ser contemplados com a bolsa integral. Os selecionados serão classificados por ordem de prioridade nos termos dos itens que o Paço da Imagem julgar importante considerar.

Como participar

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição no “post” do edital da 3º edição do projeto, aguardar comunicação de confirmação de inscrição, comparecer ao processo e acessar o resultado que será publicado no mesmo “post”.

Contemplados em 2019

Edição de janeiro de 2019

  1. Sarah Lyra Rocha;
  2. Anna Caroline Pott;
  3. Mariana Bento Godinho;
  4. Ariadne Lima Borba.

Edição de julho de 2019

  1. Natasha Marques de Paula;
  2. Flávia Casciano Vasconcelos;
  3. Monique de Oliveira Marlim;
  4. Bernardo Alvares Shor.
CompartilheShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
  • Iniciar os estudos de fotografia como bolsista do Paço da Imagem foi um grande marco na minha vida, em nível pessoal e, principalmente, profissional. Logo no meu primeiro curso (Fotografia Básica Digital), fui capacitada tecnicamente pelo professor Edson Gama para dominar toda a parte de operacionalização das câmeras DSLR, o que levou a uma inquietação seguida de busca por um refinamento estético nas imagens produzidas por mim até então. Finalizada a primeira etapa, fui positivamente surpreendida com a notícia de que poderia dar continuidade aos meus estudos no Paço. Atualmente, estou na metade do curso de Qualificação Técnica, uma imersão aprofundada e extremamente necessária no caminho para a profissionalização, e também um diferencial do Paço, já que a maioria das escolas não se propõe a ensinar a técnica em nível tão avançado e apurado. Sou extremamente grata à equipe e a todos os meus queridos colegas de sala, que estão junto comigo nessa caminhada e acrescentam cada vez mais à minha formação.

  • Grande iniciativa, grande projeto! Normalmente, as escolas de fotografia facilitam as formas de pagamento ou, no máximo, concedem uma pequena porcentagem de desconto. O Paço da Imagem foi além. Não só por todos os projetos fotográficos que vem desenvolvendo, mas também por se preocupar em desenvolvê-los de forma socialmente consciente – caraterística de grande importância no mundo atual. Para mim é uma honra poder fazer parte da primeira leva desse projeto incrível. Espero continuar tendo a chance de expandir meus horizontes fotográficos ao lado da melhor escola de fotografia do Rio de Janeiro!

  • Acertei em cheio na escolha!
    Apesar de ter sido uma das escolhidas para contemplar o curso de forma gratuita, eu pesquisei muuuito antes de enviar um e-mail perguntando sobre a possibilidade de desconto/bolsa pois já sabia que era aqui que queria estudar. E está sendo incrível… O Edson é um ótimo professor e ser humano. Saio das aulas cheia de gratidão por estar tendo a oportunidade de acessar esse universo junto de pessoas que amam o que fazem.

  • Ser contemplada com uma bolsa pelo o Paço da Imagem foi apenas o início de um grande marco na minha pessoal e profissional. Me fez ver a fotografia, a arte e o mundo com outro olhar. Pensar que uma escola de tanto renome e história oferece a oportunidade de aumentar conhecimento profissional e artístico com bolsas integrais me faz acreditar ainda mais no poder de mudança que arte pode ofertar.
    Terminei o primeiro curso recentemente e estou no segundo curso, sinto os avanços que já tenho e a evolução a cada aula. A escola oferece todo suporte para que os alunos aproveitem e pratiquem todo o conhecimento adquirido. As aulas práticas são intregadas de maneira genial com as aulas teóricas, além de ter acesso a equipamentos fotográficos e orientação para usá-los.
    Edson Gama é o professor dedicado que transmite de maneira bela a arte da fotografia e contagia toda turma. As aulas teóricas são ricas em conhecimento e dicas fundamentais para o entendimento da mecânica do mundo da fotografia.
    Sou e sempre serei grata a essa grande oportunidade que o Paço da Imagem me oferece, espero ter a oportunidade de continuar a expandir meu aprendizado nessa escola incrível e com tamanha consciência social.

  • Boa tarde!Ter a oportunidade de participar e ser contemplado com uma bolsa para poder aperfeiçoar cada vez mais não tem preço!

  • “É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros.”- Dalai Lama.
    E justo em um momento onde nosso país carece de investento na educação e cultura, mais uma vez a melhor escola de Fotografia do RJ, dá mais um passo a frente. Sou uma grande fã da escola, e a conheci através de um longa pesquisa por cursos que verdadeiramente tivessem uma abordagem ampla, e intensamente artística e profissional, como a fotografia é. As adversidades apareceram, os problemas se acumularam, e me vi repleta de projetos e sonhos que anulei e esqueci na gaveta. Muitas escolas oferecem descontos em suas mensalidades. Outras raras, ajudam na facilidade de pagamento. Ainda sim, eu infelizmente nao poderia custear os cursos. Nenhuma destas escolas acredita tanto no potencial humano e no crescimento profissional e cultural como a Paço da imagem. Em um momento da vida em que eu havia perdido a fé na minha própria capacidade de superação, fiz minha inscrição, e ainda desacreditada de conseguir,fiz a prova, entrevista, e fui escolhida para ser bolsista integral na escola. No meu primeiro curso de Fotografia Básica Digital já me senti um novo ser humano, capacitada e motivada a ir em frente, pelo Mestre querido, o professor Edson Gama, eu estou dando continuidade, aos estudos e estou cursando o Qualificação Técnica,eu evoluo, e me apaixono todos os dias por esse universo lindo e intenso do estudo fotográfico. A escola oferece toda a impecável estrutura de primeira linha, equipamentos de alta qualidade, para que o aluno se sinta confortável, e integrado ao ensino. As aulas teóricas são um espetáculo,e formam um grande casamento com a prática, que tornam o ensino dinâmico, de fácil absorção e entendimento com sua linguagem espetacular. Um grande diferencial!
    A iniciativa desse projeto promove não só a oportunidade de obter conhecimento sociocultural, como tem um poder de nos ajudar a crescer como profissionais, aprendizes, e seres humanos. Eu me tornei alguém muito melhor. Uma nova criatura.
    Tenham certeza, que tudo que me proporcionaram, será muito bem utilizado, com amor, com carinho, com dedicação, com disciplina e com estudo. Mantenham sempre esse projeto, beneficiem o maior número de pessoas possível, pois o bem mobiliza as pessoas, transforma vidas. Eu sou e sempre serei eternamente grata por tudo que fizeram e fazem por mim. Espero ter correspondido as expectativas,poder continuar evoluindo e estudando nesta escola maravilhosa, onde tenho aprendido tanto, e espalhar pro mundo o quanto esse projeto é importante para conscientização o quanto é essencial investir em cultura e educação. A Paço da Imagem, é um legado de ensino que atravessa gerações, semeia conhecimento, e colhe qualidade de Ensino. Obrigada por tudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *